Como a queda de cabelo e perda de peso podem estar relacionados?

queda de cabelo e perda de peso

A saúde dos cabelos e do corpo está ligada diretamente, e o que muitos não sabem é que a queda de cabelo e perda de peso também estão correlacionadas. Isso porque nem sempre a queda de cabelo é um problema genético ou relacionado à idade.

Neste artigo, vamos explorar como a perda de peso e queda de cabelo têm relação e quais são as estratégias para prevenir e tratar esse problema. Portanto, se você está passando por esse problema, continue lendo para entender melhor essa relação.

Por que o emagrecimento causa queda de cabelo?

Primeiramente, vamos explicar porque a queda de cabelo e perda de peso tem relação, assim você entenderá melhor o que pode estar causando a queda dos seus fios. 

Porém, logo de início devemos informar que se você está enfrentando esse problema e reside no estado de São Paulo, procurar por uma boa tricologista São Paulo poderá ajudar a solucionar este mal, já que essa profissional é especialista em casos assim.

Restrição de nutrientes

Primeiramente, uma das razões pelas quais o emagrecimento pode levar à queda de cabelo é a restrição de nutrientes essenciais. 

Quando reduzimos drasticamente a ingestão de calorias para perder peso rapidamente, o corpo pode entrar em estado de privação.

Esse estado acaba direcionando os nutrientes disponíveis para órgãos vitais em detrimento de outras áreas, como os folículos capilares.

Logo, a falta de nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e proteínas, pode enfraquecer os fios, levando à queda. 

Mas se fizer acompanhamento em clínica de tratamento capilar, a queda pode ser menor, pois podem haver maneiras de reverter o processo.

Sobrecarga de atividade física

Ao iniciar um programa intenso de exercícios para perder peso, o corpo pode enfrentar um aumento da produção de cortisol, o hormônio do estresse. 

O cortisol em níveis elevados pode contribuir para a queda de cabelo, pois interfere no ciclo de crescimento dos fios, levando à chamada eflúvio telógeno, onde mais cabelos entram na fase de queda.

Uso de medicamentos

Muitas vezes, ao buscar a perda de peso, as pessoas recorrem a medicamentos que podem ter como principal efeito, a queda de cabelo e perda de peso. Alguns medicamentos para emagrecer podem interferir e muito ciclo capilar, resultando em queda. 

Além disso, o uso de suplementos ou medicamentos sem orientação médica ou produtos para cabelo sem acompanhamento de uma boa especialista em tricologia, pode levar à carência de nutrientes essenciais para os cabelos ou até casos mais severos.

Causas comuns da queda de cabelo e perda de peso

Se você é uma das pessoas que acreditavam que uma das causas mais comuns da queda de cabelo, é derivado das caspas, está muito enganada. Grande parte das causas, estão relacionadas à perda de peso. Confira o porquê.

Deficiências nutricionais

Antes de tudo, é importante ter noção que a perda de peso rápida e drástica pode resultar em deficiências de nutrientes vitais para a saúde capilar, como ferro, zinco, biotina e proteínas. 

Ou seja, esses nutrientes que são essenciais para manter os folículos capilares saudáveis e promover o crescimento dos fios, acabam faltando, causando a queda. 

Afinal, não é nenhuma novidade a deficiência de nutrientes deixar os cabelos fracos e propensos à queda, iss oacaba trazendo à tona os problemas tanto capilares quanto corporais como perda de peso queda de cabelo e cansaço.

Estresse

Outro ponto interessante, é que a perda de peso repentina e queda de cabelo estão relacionados ao estresse físico e emocional.

O cortisol elevado, como mencionado anteriormente, pode impactar diretamente o ciclo de crescimento dos cabelos, levando à queda temporária ou mesmo prolongada.

Desequilíbrios hormonais

As mudanças hormonais que ocorrem durante o processo de perda de peso também podem desempenhar um papel na queda de cabelo. 

Alterações nos níveis de hormônios como a testosterona e o estrogênio podem afetar o ciclo capilar, resultando em uma maior queda de cabelo.

Estratégias para prevenir e tratar a queda de cabelo

De antemão, ressaltamos que se você quer saber como evitar queda de cabelos, as estratégias que estão sendo passadas a seguir podem ajudar. Portanto, confira cada uma delas atentamente.

Dieta saudável e equilibrada

Para prevenir a queda de cabelo durante o processo de perda de peso, é essencial manter uma dieta saudável e equilibrada. 

Antes de iniciar o processo de queda de cabelo e perda de peso, busque incluir alimentos ricos em vitaminas (como A, C, E), minerais (ferro, zinco) e proteínas. 

Vegetais folhosos, frutas, grãos integrais, proteínas magras e leguminosas são ótimas opções para garantir a ingestão adequada de nutrientes.

Controle do estresse

O controle do estresse é crucial para manter a saúde capilar durante o emagrecimento. Se fizer corretamente o controle do estresse, a queda de cabelo e perda de peso não irá caminhar lado a lado.

Práticas como meditação, yoga, exercícios de respiração e hobbies relaxantes podem ajudar a reduzir os níveis de cortisol no corpo, evitando a queda de cabelo.

Exercícios físicos

Embora muita atividade física possa contribuir para a queda de cabelo, graças à oleosidade no cabelo, a prática regular e moderada de exercícios é benéfica para a saúde como um todo, incluindo a dos cabelos. 

Exercícios ajudam na circulação sanguínea no couro cabeludo, promovendo o crescimento dos fios e se unido com uma boa nutrição capilar, você terá ótimos resultados.

Então agora que você viu de perto como a queda de cabelo e perda de peso estão associadas e também, formas certeiras de desassociá-las, basta colocar cada dica vista aqui em prática.

Saiba como cuidar do seu cabelo corretamente

Se você está em busca de orientações precisas sobre os tratamentos capilares corretos, como cuidar adequadamente dos seus cabelos, identificar os nutrientes essenciais ou as ações necessárias para garantir a saúde capilar, a solução está ao seu alcance.

A Clínica Tricologista no ABC, liderada por Amanda Esperancin, oferece um serviço especializado para atender às suas necessidades.

Com uma abordagem personalizada, a equipe de Amanda Esperancin está pronta para guiar você através dos melhores tratamentos e cuidados, garantindo que seu cabelo receba exatamente o que precisa para se manter forte, saudável e vibrante. 

Picture of Amanda Esperancin

Amanda Esperancin

Há 11 anos nesse universo, tenho intimidade com a raiz, o couro cabeludo e a fibra, suas funções e características, entendendo toda a complexidade de cada estrutura e a relação entre elas.

Picture of Amanda Esperancin

Amanda Esperancin

Há 11 anos nesse universo, tenho intimidade com a raiz, o couro cabeludo e a fibra, suas funções e características, entendendo toda a complexidade de cada estrutura e a relação entre elas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras
plugins premium WordPress