Tem como acelerar o crescimento do cabelo?

Tem como acelerar o crescimento do cabelo?

Já que você busca descobrir como acelerar o crescimento do cabelo, saiba que existem várias estratégias simples capazes de te auxiliar nesta missão, como se alimentar melhor, lavar os fios corretamente e realizar tratamentos que são ótimas soluções para isso.

Aprenda como acelerar o crescimento capilar através de 5 principais dicas, entenda como exatamente funciona o crescimento dos fios e saiba mais sobre produtos e tratamentos capilares. Continue lendo!

Como funciona o processo de crescimento do fio de cabelo?

Antes de entender sobre acelerar o crescimento do cabelo, é necessário aprender sobre o funcionamento dos fios. Em primeiro lugar, saiba que eles crescem a partir do folículo piloso, estrutura formada por glândula sebácea, haste capilar e outros órgãos responsáveis pela produção de pelo.

Um ponto importante sobre o crescimento do cabelo é entender que cada fio tem um ciclo capilar único, ou seja, eles não crescem de forma conjunta, e sim, assíncrona e independente. 

O processo do crescimento dos cabelos acontece a partir de 3 etapas: anágena, catágena e telógena. Isso significa que cada fase representa um estágio diferente. Quando a última fase acaba, os folículos entram novamente na primeira e o ciclo de crescimento recomeça.

Entenda mais sobre essas etapas abaixo. Confira as explicações da CEO da clínica de tratamento capilar, Amanda Esperancin, especialista em tricologia.

Anágena (Fase de Crescimento)

A fase anágena é a de multiplicação celular, também conhecida como fase de crescimento. No couro cabeludo, ela pode variar de 2 a 7 anos e estima-se que 85 a 90% dos folículos capilares estejam nesta etapa no momento.

Catágena (Fase de Transição)

A fase de transição se chama Catágena. No caso desta, ela começa quando a primeira termina, e, aqui, há uma diminuição na divisão celular, ou seja, o cabelo enfrenta diminuição no crescimento, perdendo muitos fios. Essa fase dura algumas semanas e estima-se que 3 a 5% do cabelo esteja nela.

Telógena (Fase de Repouso)

A especialista em tricologia conta que a etapa em que o cabelo começa a cair durante o processo da escovação ou banho se chama telógena, também conhecida como fase de repouso. Isso acontece porque aqui, as células param de se dividir e o cabelo se desprende totalmente do folículo. Essa fase dura de 2 a 4 meses e 10 a 15% dos fios podem estar nela.

Mas realmente tem como acelerar o processo de crescimento do cabelo?

Afinal, tem como acelerar o crescimento do cabelo? A resposta é sim, mas sem promessas milagrosas, apenas praticando truques que auxiliam os fios a crescerem num bom ritmo. Entenda mais sobre isso! 

Em média, um cabelo cresce de 1 a 1,5 centímetros por mês. Os fatores genéticos contribuem bastante para um crescimento rápido, no entanto, com alimentação balanceada e garantia de nutrientes ajudadores na formação de novos fios, também é possível garantir o aumento do comprimento dos cabelos. 

5 dicas para ajudar no crescimento saudável do seu cabelo

1.Massageie o couro cabeludo

O primeiro passo na aprendizagem de como acelerar o crescimento do cabelo é massagear o couro. Isso aumenta a circulação sanguínea do local, favorecendo o crescimento. Use a ponta dos dedos e massageie com delicadeza durante a lavagem, de 5 a 10 minutos.

Essa é uma forma de como acelerar o crescimento do cabelo naturalmente porque o couro cabeludo precisa estar bem para que o cabelo cresça forte e saudável. Além disso, o acúmulo de resíduos afeta a saúde dos fios, então, a lavagem correta do couro precisa ser priorizada.

2. Consuma alimentos ricos em proteínas

Às vezes, o cabelo demora a crescer porque nossa alimentação está sendo negligenciada. Sim, o que consumimos afeta diretamente a saúde dos nossos cabelos. Por isso, na maior parte do seu dia, priorize alimentos ricos em ferro, ômega-3, vitaminas e proteínas.

O cabelo é composto principalmente por proteínas, especificamente queratina, sendo assim, comer alimentos com proteína fortalece os cabelos e estimula o crescimento. 

Essa dica pode ser clichê, mas é muito importante: não esqueça de beber a quantidade certa de água por dia. Além de ser necessário para a saúde geral do corpo, isso pode acelerar o crescimento do cabelo, pois mantém os fios bem hidratados.

3. Invista em tratamentos capilares avançados

Os tratamentos capilares são indicados para todos os tipos de cabelo. Eles ajudam no combate de seborréia, dermatite, psoríase e outras condições. Além disso, tratam danos provocados por químicas e acúmulo de produtos.

Se você é da região paulista e está passando por condições desconfortáveis com o seu couro cabeludo, conheça a tricologista no ABC Amanda Esperancin. Através de tratamentos inovadores, ela aplica métodos que deixam os cabelos saudáveis e fortes.

Microagulhamento

microagulhamento capilar - amanda esperancin
Microagulhamento Capilar

Se você tem dúvidas de como acelerar o crescimento do cabelo masculino, saiba que o microagulhamento é uma técnica eficaz na prevenção de queda e na melhoria da espessura dos folículos capilares. Ele provoca pequenas lesões no couro, promovendo a regeneração.

O microagulhamento capilar também reduz falhas e estimula o desenvolvimento de novas raízes. Ele é ideal para todos os gêneros e cabelos com variados comprimentos e é utilizado em combinação com tecnologias avançadas, como ilib e laser.

LEDTerapia

AOFIO - Tratamento capilar Amanda Esperancin
Tratamento AOFIO

A LEDTerapia Capilar é uma técnica que utiliza a bioestimulação através de luzes específicas. Este tratamento é indicado para prevenir e tratar a queda excessiva de cabelo. Ele estimula a oxigenação do couro, energiza as células capilares e, por consequência, prolonga a fase do crescimento dos cabelos.

Esta opção penetra de 8 a 10 milímetros na pele, tratando as células, ativando fotorreceptores e aumentando a vasodilatação. Isso não apenas estimula o crescimento de fios novos, mas melhora a saúde dos fios existentes. 

4. Evite ferramentas de calor

Uma dica essencial ao aprender como acelerar o crescimento do cabelo é evitar ao máximo as ferramentas de calor. Se possível, use-as poucas vezes ao dia e durante a semana. Nem sempre é fácil seguir assim, mas, pelo bem dos seus fios, diminua a frequência.

Chapinhas, babyliss, secadores e afins, causam maior ressecamento e quebra. Opte por utilizar fontes de calor menos agressivas, e durante o uso, mantenha o objeto um pouco mais distante dos fios. Caso não tenha a opção de não usá-las, priorize a aplicação do protetor térmico.

5. Ajuste a frequência de lavagem e hidratação ao seu tipo de cabelo

Por último, mas não menos importante, saber como acelerar o crescimento do cabelo implica diretamente em hidratar semanalmente. Sim, porque a hidratação capilar estimula o crescimento através do fortalecimento dos fios e conhecer o seu tipo de cabelo é crucial para cuidar dele adequadamente.

Lembrando também que lavar o cabelo para retirar o excesso dos restos de produtos e poluentes ambientais é essencial, mas você não deve exagerar nesta prática. Isso pode irritar o couro e causar pontas duplas.

  • Cabelos oleosos: podem necessitar de lavagens mais frequentes;
  • Cabelos secos: podem se beneficiar de lavagens com intervalos maiores de tempo e o uso regular de hidratantes, como óleos e máscaras de tratamento.

Bônus: escolha os produtos capilares corretos o seu tipo de cabelo

Não há evidências científicas afirmando que os produtos capilares impedem ou atrasam o crescimento dos fios. Na verdade, o que vemos é que itens com bons compostos podem, na verdade, contribuir para acelerar este processo, mantendo os fios e o couro cabeludo saudáveis.

É essencial optar por produtos com substâncias que melhoram a circulação sanguínea do couro, realizam limpeza adequada e previnem quedas de cabelo. 

Gostou de saber mais sobre o assunto? Se você é de SP e deseja manter a saúde capilar em dia, não deixe de conhecer o trabalho da tricologista em São Paulo, Amanda Esperancin.

Picture of Amanda Esperancin

Amanda Esperancin

Há 11 anos nesse universo, tenho intimidade com a raiz, o couro cabeludo e a fibra, suas funções e características, entendendo toda a complexidade de cada estrutura e a relação entre elas.

Picture of Amanda Esperancin

Amanda Esperancin

Há 11 anos nesse universo, tenho intimidade com a raiz, o couro cabeludo e a fibra, suas funções e características, entendendo toda a complexidade de cada estrutura e a relação entre elas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras
plugins premium WordPress